Friday, May 26, 2006

O UOL Messenger, lançado recentemente pela UOL, é software livre licenciado sob a GPL. Portanto, não existe a possibilidade de ele se tornar exclusividade dos assinantes pois o código dele está disponível e qualquer pessoa pode modificá-lo (desde que saiba programar).

Diferentemente do que é possível de se entender pelo anúncio no site da UOL (http://messenger.uol.com.br), o UOL Messenger não foi 100% desenvolvido pelo UOL. Na verdade, a maior parte do código do UOL Messenger é derivada do Gaim (http://gaim.sf.net), outro software livre. A UOL diz que "optou" por liberar o UOL Messenger como software livre, mas, na verdade, ela é obrigada a fazer isso, pois se assim não fizesse poderia ser (com razão) processada pelos desenvolvedores do Gaim por desobedecer às condições de uso descritas pela licença de software livre GNU GPL, sob a qual o Gaim (assim como cerca de 70% dos softwares livres existentes) é licenciado.

Uma das coisas que mais me chateia é que a UOL transformou um software multiplataforma que é o Gaim em uma aplicação Windows-only. Eles removeram a infraestrutura de compilação da GNU (configure, make, etc...) e substituiram por arquivos de projeto do MSVisualC++. Nada contra o visual C++, além do fato de ele só ser útil no windows... Podiam manter os Makefiles lá pelomenos, né?

Removeram suporte a vários protocolos deixando só o que a UOL considera interessante pros seus usuários. (Óbvio que podemos ir lá e botar tudo de volta...)
O Jabber só tá lá por causa do gtalk. Pq se não fosse isso ele teria sido cortado também.

Deixaram a interface mais bonita, mas a usabilidade não é necessariamente melhor. Eu até arrisco dizer que tá pior. As abas de conversas ficaram minúsculas. E as barras com os nomes de grupos ocupam muito espaço na lista. Felizmente há uma opção de ocultar os nomes dos grupos. Isso foi uma coisa que me incomodou em particular no início...

Aliás... é impressão minha ou eles removeram a GTK? Será que usaram alguma biblioteca gráfica windows-only também?

Um elogio: na configuração do Jabber eles fizeram algo legal. Se vc insere um email gmail.com no campo Identificador do usuário , ele automaticamente preenche "talk.google.com" nas configs avançadas. Isso é bom pq ajuda bastante os usuários leigos que não leram as instruções no site do google sobre como configurar no gaim e que se forem procurar sobre como fazer isso no UOLMessenger, provavelmente não vão achar.

outro elogio: o gaim pra windows sempre foi incômodo para usuários que compartilham uma mesma conta de usuário do windows. O uol messenger acrescentou uma tela inicial de seleção de perfis que ajuda bastante esse tipo de usuário. Isso é algo legal a se copiar para o gaim.