Friday, November 17, 2006

Hoje eu comprei um cd com DRM.

DRM = "Digital Rights Management". Ou, na interpretação usualmente feita pelo Richard Stallman, "Digital Restritions Management"

Definitivamente, o linux ainda não é o alvo. O DRM deles só funciona em win e mac. Entretanto, a licença de uso deles coloca qualquer usuário de linux na ilegalidade pq ela diz que vc DEVE utilizar o software de DRM deles caso queira fazer cópias (em uma quantidade tecnicamente limitada) em WMA das faixas do CD.

E a licença está horripilantemente mal traduzida para o ptbr:
Está traduzido "Digital Keys" como "Teclas Digitais" (deveria ser "Chaves Digitais"...)

Bem... eles até são "legais" em dar permissão atravéz do EULA de fazer até 3 cópias do CD em outra mídia e ilimitadas cópias para dispositivos portáteis (mp3/wma players)

MAS...

precisam ser "compliant devices" (ou seja, players com suporte a DRM)

E...

essas cópias têm que ser feitas usando o software de DRM deles. Ou seja, é imposível respeitar o EULA se vc não usa Win ou Mac.

Eles fazem isso por que as 3 cópias provavelmente são infectadas com DRM também pois essas 3 cópias NÃO PERMITEM ser copiadas mais vezes

Eles estão no direito deles ao impor essas condições de uso. Entretanto, estão discriminando parte dos usuários.

2 comments:

  1. juca,

    tive muita dificuldade pra entender o assunto de seus textos. ainda que você fale sobre tecnologia, a linguagem é muito restrita, talvez acessível apenas a estudantes como você. de qualquer forma, pode ser que as únicas pessoas que realmente precisam ler o que você escreve são aquelas que entendem bastante desse assunto.

    um abraço

    ReplyDelete
  2. juca,

    eu concordo plenamente a respeito da importância e da natureza do assunto. o meu ponto foi apenas a respeito da linguagem utilizada, que realmente não é acessível. talvez se seus argumentos forem escritos de outra maneira, as pessoas consigam compreendê-los e tirar proveito deles. meu ponto de vista diz respeito estritamente à forma com que os expôs, não com seu conteúdo.

    um abraço

    ReplyDelete