Sunday, March 01, 2009

Gostaria de dar notícias sobre o andamento do meu projeto de construir uma máquina de verdade com o tema da mesa PARTY Land do jogo Pinball Fantasies (jogo de Amiga, PC, e muitas outras plataformas).

Visão geral de como está o PF (este video já foi postado anteriormente no blog):
http://www.youtube.com/watch?v=91HUGSr1reQ

Nesta semana terminei de montar um DMD para a máquina. Utilizei módulos de LED importados da China. Cada módulo tem 24x16 leds. Como eu precisava de um display de 160x16, comprei 7 módulos, sendo assim, meu DMD tem 168x16. Deixei 4 colunas de LEDs sobrando de cada lado do display.

Eu tinha comprado 2 desses módulos pra testar. Depois que eles chegaram e eu testei e deu tudo certo encomendei os outros 5 módulos. Entretanto, os módulos dessa segunda encomenda estão com a luminosidade bem mais forte que os 2 primeiros. Isso é bem chato, já mandei email pro fabricante reclamando, mas duvido que eles mandem outros 2 displays pra mim por causa disso. Vamos ver no que dá. Por enquanto, coloquei esses 2 displays mais fraquinhos, um de cada lado do DMD, pra pelo menos o problema ficar simétrico e ficar na região do DMD que costuma ter menos coisa acontecendo. A maioria das animações acontecem no meio do DMD.

Vejam nesse vídeo o problema da luminosidade diferente nos módulos:


(eu deixei os módulos dispostos dessa forma levemente curvada só pra eles ficarem de pé. Depois vou fazer um suporte para aparafusá-los direitinho)

Estes módulos são controlados pelo Arduino (um microcontrolador baseado em chip atmega) via interface SPI. O Arduino está conectado a um computador via USB. No computador eu rodo um emulador de MSDOS chamado DosBox.



Modifiquei o código do emulador (software livre) para que a cada quadro da emulação ele faça um dump do topo da memória de vídeo emulada e envie esta informação para o arduíno se comunicando pela porta USB. Eu rodo o jogo Pinball Fantasies nesse emulador e o jogo desenha o seu DMD (virtual) naquela região da memória que o emulador fica mandando pro DMD de verdade.

Assim, eu consigo jogar o Pinball Fantasies no emulador e ter um DMD de verdade mostrando as animações do jogo emulado.

Vocês podem ver isso em ação neste vídeo:


Esse outro é mais velho (de quando eu só tinha 2 módulos de LEDs):


Fotos do projeto em:
http://www.flickr.com/photos/felipesanches

1 comment:

  1. Cara, massa esse teu projeto. Olha eu visitei o ano passado em Porto Alegre um local mantido pela Rede Maristas onde acontece reciclagem de lixo tecnológico. Lá eles tinha uma pilha de placa de leds, grandes painéis de placar ou sei lá horário, uns bem parecido com este que adquiriu. Bom, estou falando isso porque talvez você consiga o contato de lá e é claro, quem sabe pode conseguir mais barato ou 0800. Quem sabe o nome deste lugar corretamente e onde fica é o pessoal da organização do FISL, foi durante um churrasco do FISL8. Tiver afim de saber eu posso tentar mandar email para eles perguntando como é mesmo o nome do lugar.

    ReplyDelete