Thursday, February 01, 2007

Concordo que é, no mínimo, exagerada a posição sobre os danos ao meio ambiente que podem ser causados pelo Windows Vista. Mas quero ressaltar o que acredito ser o mais importante desta notícia da slashdot : o motivo. Pra que atualizar o hardware? Para aguentar a nova interface gráfica do Windows Vista? Também...

Mas mais importante é notar aquela sigla que foi utilizada (DRM) que talvez nem todos conheçam. Significa "Digital Rights Management". Resumindo, são técnicas de proteção de conteúdo multimídia digital. O Vista virá com isso para melhor se adequar à crescente pressão da industria de entretenimento que vê na internet o possível colapso de seu império.

Outro dia eu comprei um CD que usava uma dessas técnicas. O DRM simplesmente não permite que vc copie as músicas do CD para um mp3player portátil. Ele RESTRINGE os usos que vc pode fazer com a música que VOCÊ COMPROU! Sob o pretexto de combate à pirataria, eles cada vez mais limitam os usos legítimos que vc poderia fazer com sua mídia adquirida legalmente. No caso do CD que eu comprei, o DRM deles foi feito para Windows, e como no meu PC roda linux, o DRM simplesmente não funcionou. Mesmo no winXP seria possível se livrar do DRM apenas desabilitando o auto-run do CD. Entretanto, a nova versão do windows (o Vista) virá com novos mecanismos que, através de criptografia, torna virtualmente impossível para um usuário comum driblar estes bloqueios. E por se tratar de um sistema de código fechado, eles conseguem garantir que o código de proteção não será removível, efetivando assim seu domínio sobre as atividades dos usuários.

Obviamente, hackers conseguirão burlar estes mecanismos, mas não é isso que devemos esperar. Não devemos passivamente aguardas a "vitória" silenciosa do "dá-se um jeito". Pois não seria uma vitória. Seria a aceitação da submissão aos poderes destes grandões. Devemos nos engajar a todo custo em barrar estes abusos. As pessoas precisam se manifestar e tornar claro tanto para estas megacorporações quanto para os governos que as regulam (ou que deveriam regulá-las) que estamos indignados e não aceitamos estes insultos.

(aliás... só de passagem, em 1998 foi aprovado nos EUA o "DMCA = Digital Millenium Copyright Act" que torna ilegal a utilização, o desenvolvimento e a distribuição de tecnologias que permitam burlar mecanismos de DRM. Ou seja, em muitos casos, governos estão dando suporte a esse império)

Como vc poderá ler nos 2 artigos abaixo (caso se interesse), muito do hardware extra necessário no Windows Vista não será útil para melhorar desempenho, ou prover novas funcionalidades. Será, na verdade, útil para garantir a continuidade do império. Para engordar mais os bolsos de Hollywood às custas de... "usuários inocentes"?

Não é à toa que a campanha anti-DRM da FreeSoftwareFoundation chama-se "Defective by Design", em bom português, "Defeituoso por Projeto" ( http://www.defectivebydesign.org )

Windows Vista precisa de MAIS hardware pra ter MENOS funcionalidade!

vejam os artigos:

* http://www.theinquirer.net/default.aspx?article=25124
* http://www.meiobit.com/industria/restricoes_usando_drm_no_windows_vista

Juca

2 comments:

  1. é, juca, exemplo de aprimoramento versus interesse político. o jeito de mudar é pressionar da mesma forma: politicamente. resta convencer o maior número possível de pessoas que é a atitude a se tomar.

    ReplyDelete
  2. Pô, Juca, nem sabia dessas coisas. E eu, aqui, inocente e empolgadaço com o lançamento do Vista, achando o máximo, comprando revista INFO e tudo. Bom saber!

    Abraço,

    PT

    ReplyDelete