Por causa dessa coisa de proibição de p2p na poli, hoje eu fiquei tentando achar formas efetivas de bloquear pirataria sem matar a tecnologia como um todo.
Tentei imaginar formas técnicas de autenticar material livre para permitir que apenas material não-pirata transite pela rede. Comecei pensando em utilizar tags como aquelas (machine-readable tags) que a creative commons pode colocar na seção de metadados dos arquivos com informações sobre a licença.
Entretanto, vi que isso rapidamente seria "exploitado" por piratas que aplicariam licenças falsas em arquivos de outrem apenas para poderem entrar na rede.
Depois disso pensei em uma forma de fazer isso usando assinaturas criptográficas e com uma entidade certificadora de materiais de livre circulação.
Seria necessário que essa entidade fizesse a seleção de todo o material que entra em redes p2p e este processo muito dificilmente seria automatizável. Ou seja, seres humanos precisariam colaborar com esta entidade.
Então pensei na possibilidade de usar peer-review, similar ao mecanismo usado em sites como a slashdot para gerar relevância. Obviamente os piratas tentariam burlar o mecanismo marcando material pirata como livre. Entretanto, o sistema iria eliminá-los consistentemente do processo pois os detentores dos direitos autorais destas obrar (ou quaisquer outros bons usuários) iriam denunciar as más contribuições, o que acarretaria na diminuição do karma destes piratas.
ATENÇAO! Esta ainda é uma idéia bruta, recém-concebida, ainda muito pouco lapidada. Pode até mesmo ser uma idéia inocente, mas não deixa de ser uma idéia a ser analisada. Por favor, indiquem-me os eventuais problemas que vcs encontrarem nela e sintam-se à vontade para aprimorá-la.
Expanding Mozilla’s Boards in 2020
5 years ago
This comment has been removed by the author.
ReplyDeletehoje em dia eu já não concordo mais com algumas coisas que escrevi alguns anos atrás... :-P
ReplyDelete12 de novembro de 2009